BUSCAR IMÓVEL

BUSCAR IMÓVEL

03

set
2015

Como decorar um imóvel alugado

Como decorar um imóvel alugado

As restrições quanto ao que é possível fazer no imóvel alugado são muitas, porém para fazer uma decoração acolhedora e adequar os espaços não é necessário fazer reformas drásticas, como trocas de pisos e revestimentos e quebras de paredes, basta pensar com criatividade.

Tenha móveis práticos

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer ao ter em mente que morará de aluguel é investir em móveis práticos, que tenham fácil montagem e desmontagem, e possam ser dispostos e utilizados de diversas formas, facilitando a alteração constante do visual nos ambientes e dando tranquilidade caso seja necessária uma futura mudança.

Além da praticidade, os móveis devem ter um tamanho regular, nem grande, nem pequeno demais, para facilitar seu encaixe ajustado nos diversos ambientes e ter um design que seja do gosto da pessoa, claro.

Use o papel de parede como seu aliado

Papéis de parede são fáceis de aplicar e retirar e podem mudar completamente um ambiente, por ter a capacidade de dar novas cores sem fazer sujeira e bagunça. Existem versões de papéis de parede para todos os gostos, com padronagens diversas, brilhos, texturas e até mesmo lisos e opacos, que se assemelham ao resultado de uma parede pintada.

Abuse de tapetes

Os tapetes são excelentes alternativas para quem não gosta do tipo do piso do apartamento alugado ou para esconder defeitos, como rachaduras arranhões e manchas. Além de trazerem mais beleza ao ambiente por dar a possibilidade de escolha de materiais, cores e estampas, conviver em uma casa com tapetes é uma delícia, pois estes estimulam o tato dos pés, ao circular descalço, promove conforto térmico de modo geral e melhora a acústica do ambiente, evitando incomodar vizinhos com barulho de salto ou sons do home theater, por exemplo.

Expresse-se com acessórios de decoração e roupas de casa

Já que o apartamento alugado não permite o investimento em reformas, aproveite a economia de dinheiro para comprar os melhores e mais belos acessórios de decoração que ficarão para sempre com você.

Comprar obras de arte como esculturas e quadros e emoldurar fotos e pôsteres, colecionar toy art ou souvenirs de viagens, escolher belas luminárias, lustres, adesivos decorativos, vasos com plantas ou flores, cortinas, almofadas e mantas pode revolucionar a apresentação de uma sala; assim como, adquirir roupas de cama e banho de qualidade, com tecidos nobres, bordados e aplicações pode deixar muito mais refinados quartos e banheiros.

Assim sendo, não há porque deixar de decorar o lar alugado, pois existem inúmeras formas de customizar ambientes de maneira reaproveitável e que deixe a casa com o jeito aconchegante que se gosta.

Uma casa ou um apartamento alugado com aspecto de improviso é bastante desagradável de se habitar. Assim, importante é ter em mente que, independentemente do tempo que você fique no imóvel, a experiência dentro dele deve ser a melhor e a mais aconchegante possível.

Vale pintar as paredes, trocar a iluminação, aplicar adesivos nos banheiros e na cozinha, pelo menos até onde a criatividade não esbarre no contrato. Sempre há saídas, se prender quadros com pregos e parafusos não for permitido, opte por peças grandes que podem ficar apoiadas no chão ou sobre aparadores..

Não investir em marcenaria nem em iluminação fixa é uma boa dica, porque é provável que não se possa utilizá-los em outra morada. O bom é empregar o dinheiro em móveis de design, que são atemporais e vão ficar bem em qualquer ambiente é importante ler atentamente o contrato de locação e a planta do imóvel para não correr o risco de furar os canos de água e esgoto.

A pintura de uma das paredes, por sua vez, pode transformar um ambiente e valorizar o espaço. A maioria dos contratos de locação diz que é preciso entregar o imóvel nas mesmas condições em que este  foi cedido ao locatário. Assim, obrigatoriamente, a repintura, ao final do aluguel, será inevitável.

Para disfarçar pisos danificados, usar grandes tapetes. Se a condição do piso estiver muito ruim, a sugestão é colocar revestimento vinílico em réguas, com sistema de fixação do tipoclick, que pode ser adaptado sobre o já existente, desde que este esteja nivelado. A vantagem é que ele pode ser recolhido e levado junto com a mudança, pois não emprega cola em sua instalação.

Além disso, os pisos vinílicos são econômicos e podem ser colocados rapidamente sobre cerâmica, porcelanato e outros materiais. Eles proporcionam conforto térmico e acústico e atendem a diversos gostos, já que são encontrados em várias estampas. Para limpar, basta um pano úmido com detergente neutro.

Dá pra levar

Apostar em objetos bonitos, fáceis de transportar em uma próxima mudança, em vasos com plantas e flores que se transformam em um jardim móvel é sempre uma ótima pedida, pois são eles que vão transformar sua casa ou apartamento alugado em um ambiente agradável de estar.

Para pendurar toalhas e outros utensílios domésticos nas paredes sem precisar danificá-las com pregos ou parafusos, basta utilizar ganchos fixados com adesivos removíveis. Para ambientes com azulejo ou vidro, prefira suportes que tenham ventosas, pois elas garantem mais firmeza.

Caso os ganchos adesivos ou as ventosas não apresentem boa aderência nos azulejos de cozinhas e banheiros, a alternativa é parafusar os convencionais nos rejuntes entre as peças cerâmicas e, na hora de devolver o imóvel, preencher os furos de forma prática e não tão visível, sem estragar a parede.

Contrato de locação

O contrato de locação rege que a casa ou apartamento deve ser entregue nas mesmas condições físicas apresentadas na entrada do inquilino. Problemas entre locadores e locatários do bem alugado são comuns e a maioria das discussões envolve responsabilidade sobre reparos no imóvel e reajuste no valor da locação. Porém, quando o inquilino cuida do imóvel como se fosse dele, grande parte dos conflitos acaba.

Ao surgir algum dano ou defeito na edificação, o morador deve comunicar ao dono do imóvel o mais rapidamente possível. Problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto e telhado são de responsabilidade do proprietário. Reformas e benfeitorias só devem ser feitas com autorização do dono: Quando as mudanças forem aceitas pelo locador e houver um acordo entre as partes, o acerto deverá ser feito por escrito. Qualquer benfeitoria realizada sem autorização é considerada uma infração contratual, por isso é importante avisar a imobiliária e ter a autorização por escrito do proprietário.

Autor: Equipe Andrea Cardoso

COMPARTILHE