BUSCAR IMÓVEL

BUSCAR IMÓVEL

13

jan
2017

Quanto você precisa ganhar para financiar um imóvel em Florianópolis

Quanto você precisa ganhar para financiar um imóvel em Florianópolis

Um levantamento feito pelo Canal do Crédito a pedido do site EXAME.com comparou custos de financiamentos utilizando como base os preços do metro quadrado divulgados pelo índice FipeZap de dezembro, registrados em cada uma das 20 cidades incluídas no índice: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Contagem, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo, Vila Velha e Vitória.

A partir do preço médio do imóvel em cada cidade, o Canal do Crédito simulou qual seria o custo do financiamento de casas e apartamentos na Caixa, no Santander, no Bradesco, no Itaú e no Banco do Brasil, dentro das condições praticadas atualmente pelas cinco instituições financeiras.

A pesquisa considerou um perfil de comprador de 40 anos e um financiamento de 70% do valor de um imóvel usado, em um prazo de 35 anos. Também foram usados como parâmetros financiamentos feitos pela tabela SAC, que tem parcelas decrescentes, com taxa média de 11% ao ano.

A renda familiar ou individual necessária para arcar com a prestação foi calculada a partir do valor da primeira parcela, considerando que ela não supere 30% da renda familiar, limite fixado pelos bancos para a concessão de crédito.

O levantamento leva em conta a renda familiar bruta porque esse é o parâmetro utilizado pela maioria dos bancos para liberação do financiamento. Uma família composta por duas pessoas, por exemplo, que ganhem 5 mil reais por mês cada uma, tem uma renda familiar de 10 mil reais caso ambas participem do financiamento.

Autor: Equipe Andrea Cardoso

COMPARTILHE